Turismo em El Salvador

Cerro de Apaneca.

O turismo constitui um dos maiores recursos para o desenvolvimento econômico de El Salvador. Aos excelentes atrativos naturais que possui o país, com praias paradisíacas, um clima tropical benigno e paisagens exuberantes, se unem a um importante patrimônio arqueológico e ecológico, com vestígios coloniais e pré-colombianos, além de reservas nacionais.

No entanto, nas últimas décadas, a biodiversidade e o equilíbrio ecológico do país tem sofrido o duro impacto do urbanismo, a contaminação e a poluição; a crescente concentração da população nas áreas urbanas tem levado a um maior aglutinamento da população principalmente na região Sul - ocidente do país (especialmente na região metropolitana de San Salvador). Estas zonas constituem um ecossistema frágil, já que nelas se canalizam e se alimentam os aqüíferos do corredor sul do país, limitando a capacidade de abastecimento de água a partir das fontes subterrâneas.

As causas principais da contaminação e poluição ambiental em El Salvador são fundamentalmente o transporte, a indústria, a queima de campos e a incineração de resíduos sólidos (aproximadamente a metade do lixo gerada na região metropolitana de San Salvador não se recicla). A isto há que adicionar que uma grande maioria dos lugares utiliza lenha para cozinhar.

Com todo, El Salvador, todavia conta com um grande número de espécies animais e vegetais respeito a outros países de seu entorno. No entanto, o país não pode relaxar-se na tarefa de recuperação e conservação das últimas áreas naturais, e projetar criar, em cooperação com os países da região, um corredor biológico que permita manter populações estáveis das espécies em perigo de extinção.

El Salvador apresenta, além de tudo, um potencial de exceção no âmbito do turismo cultural, com mais de 2,000 lugares arqueológicos reconhecidos, mostras das culturas maia e olmeca, principalmente. Destacam por sua importância os restos arqueológicos das Pirâmides de San Andrés, Joya de Cerén, Cihuatán, Quelepa, Tazumal e Tehuacán.

Se bem, o turismo é uma atividade que se explorou pouco durante as últimas duas décadas devido a instabilidade política dos tempos de guerra civil, logo dos Acordos de Paz, firmados em 1992, foram novas expectativas, ainda que seu desenvolvimento marchou a passo lento devido a falta de infraestrutura nas zonas rurais do país e a que o governo de turno estabeleceu outras prioridades em sua política econômica, como a maquila.

Uma qualidade do território é que a extensão é pequena. A El Salvador se lhe conhece como "O país dos 40 minutos", devido que desde a capital se acessa nesse tempo a distintos lugares turísticos: praias ao longo do sul do território, montanhas localizadas ao ocidente norte e aos povoados do interior.

Como em todos os povos do mundo El Salvador destaca a personalidade dos salvadorenhos, tem qualidade humana, já que se entregam por completo para favor a seus visitantes.


From Wikipedia, the free encyclopedia · View on Wikipedia

Developed by Tubidy